Jorge Listopad

Jorge Listopad

Jorge Listopad nasceu em Praga, onde se douto­rou em Filosofia, e naturalizou-se português em 1962. Faleceu a 1 de outubro de 2017, em Lisboa. Escritor, professor universitário, crítico, realizador de televisão e encenador, publicou cerca de cinquenta livros de prosa, poesia e ensaio, escritos em checo, francês e português e traduzidos em várias línguas. A sua obra recebeu várias distinções, entre as quais o prémio da Academia de Artes e Ciências de Praga, o 1.º Prémio do Conselho Cultural de Estocolmo, o 1.º Prémio da Rádio Europa Livre de Poesia. 
Como homem de teatro, encenou cerca de sessenta peças e óperas na Checoslováquia, França, Alemanha, Suíça e Portugal, onde recebeu dois Pré­mios de Imprensa e quatro Prémios da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Teatro e Cinema, desde 1994 até à sua passagem para as ac­tuais instalações. 
Foi condecorado com a Medalha Militar Checoslovaca da Resistência (1945) pelo seu papel na luta contra a ocupação nazi, e agraciado com a Medalha de Mérito Nacional da República Checa (2001). Recebeu ainda a Medalha de Ouro do Prémio Europeu Franz Kafka (2000), o Prémio Gratias Agit (Praga, 2004) e o Prémio Jaroslav Seifert (Praga, 2007). Foi doutor honoris causa pela Universidade de Brno e pela Universidade Carolinum, de Praga.

Do/a mesmo/a autor(a):