Jonathan Swift

Jonathan Swift

Jonathan Swift nasceu a 30 de novembro de 1667, em Dublin, onde veio a morrer a 19 de outubro de 1745. Órfão de pai, com apenas um ano de idade é deixado pela mãe ao cuidado de um tio, que se encarregará da sua educação. Em 1682, ingressa no Trinity College, mas quatro anos depois é dispensado devido ao seu mau comportamento.

Em 1688, com a morte de seu tio, foi para junto da mãe, que se mudara para Leicester. Tornou-se então secretário do escritor e diplomata Sir William Temple. Em 1693, doutorou-se em Teologia pela Universidade de Oxford e, em 1695, regressado à Irlanda, foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana. Mas depressa retomou o cargo de secretário de Sir Temple.

Em 1704, Jonathan Swift começou a publicar os seus próprios textos. A sua obra-prima, As Viagens de Gulliver, foi publicada em 1726, tornando-se um clássico da literatura juvenil. Jonathan Swift escreveu poesia e prosa, mas ficou conhecido sobretudo pelo estilo satírico dos seus textos em prosa. A sua ironia é tão particular, que existe mesmo o termo «Swiftian» (swiftiniano), para textos que têm um estilo semelhante ao seu.

Do/a mesmo/a autor(a):